Friday, September 11, 2009

Tenho de apontar aqui...

antes que me esqueça.

Os 9 meses parecem ser altura de grandes reviravoltas. Não no gatinhar, pois já o faz há umas semanas; não no andar, pois já caminha desajeitadamente, agarrado às nossas mãos, armários, sofás, etc.. desde os 7 meses (e até já deu uns passitos hesitantes sozinhinho!). Não no dormir, pois dorme seguidinho das 8 às 6 (nem mais nem menos!!) desde os 6 meses....

...Mas no comer!

O Thilan sempre comeu bem, desde sempre. Quando começou as papinhas adorou practicamente tudo o que lhe demos (desde as papas de arroz à aveia, desde a papaia à couve-flor) e a partir daí, reagiu sempre com entusiasmo a qualquer comida nova que lhe apresentamos (aparte o facto de ser alérgico ao leite e ao glúten, mas adiante..). Come pimentos, brócolo, pepino e lentilhas. Gosta de milho, ervilhas, salmão e borrego. E adora pão (gluten-free) com manteiga. O unico problema é que até agora se recusava a pegar na comida com a mão dele e mete-la à boca. Fazia-lhe espécie! Tipo: "olha o nojo tar aqui a comer com a minha mão!! Não é para isso que a minha mãe cá está?". E ficava ali, sentadinho, de braços abertos repousados nos braços da cadeira (qual reizinho menino, a contemplar o seu dominio) a olhar para nós com ar de gozo/incredulidade sem nunca tocar no que quer que lhe pusessemos à frente. As únicas vezes em que se dignava a pegar nos pedaços de pão/fruta/biscoito pousados no tabuleiro eram para, muito cuidadosamente, os deitar ao chão num ritual pensado e hilariante (tipo: "ai o que são estas coisas aqui à minha frente? Deixa-me mas é deita-las fora, uma-de-cada-vez, pois não gosto nada de ver isto aqui! Ó mãe, dá-me lá mais uma colherada dessa frutinha boa que aí tens!")

Pronto. E nós tentavamos, com cantiguinhas, com exemplos - "olha a mamã, Thilan vês? Ela gosta muito destas bolachinhas de arroz apetitosas e peganhentas, sem açucar, aditivos, corantes ou conservantes e cobertas de sumo de maçã! Yum yum, vês, filho? Vá lá, pega lá tu com a tua mãozinha!"- e com subornos - "Se pegares neste bocadinho de pão, deixo-te atirar o resto ao chão, como tu tanto gostas!"-, mas sempre sem sucesso...

Até que um dia desta semana, lá se fez luz na cabecinha do meu rapaz. Tinha eu (pela 1000000sima vez) partido uma das ditas bolachas (que por sinal ele gosta muito, desde que a mãe lhas dê à boca) em bocaditos e deixado numa caixinha em frente a ele, como quem nao quer a coisa, quando ele se decidiu, e, como se o tivesse feito toda a vida, pegou num dos bocados e meteu-o à boca. Depois olhou para mim de boca cheia e sorriso radiante, e bateu palmas a si próprio, claramente orgulhoso do seu feito.

Agora nos ultimos dias, tem sido um recuperar do tempo perdido, a experimentar todo o tipo de comidinhas pela mão dele. As preferidas (até ver) são milhos pequeninos cozidos, pão com manteiga e, claro, bolachas de arroz.

2 comments:

maribete said...

Mas é assim mesmo , é só mesmo quando ele quer! e aprende depressa... mas primeiro tem de observar, perceber para que serve aquilo o que pode fazer. Não é assim de repente que se faz tudo o que a mamã quer. è engraçado vê-lo a observar as coisas pois parec e que está a estudar e a perceber para depois avançar ele. Está um rapazinho muito lindo. O reizinho da vovó que ele já conhecia bem. Tenho de ir vê-lo para ele não me esquecer.

Isabel said...

Olá amiga,

Estás cheia de sorte porque o Diogo tem 3 anos e meio e ainda não come sozinho, principalmente na presença da mãe...
Foi agora pela primeira vez para o colégio, espero que ganhe maior autonomia (ou menos preguiça que ame parece ser um melhor termo...)
Bjocas e tudo de bom para vocês.
Isabel