Monday, October 17, 2011

Nao me lembro bem (vergonha), mas ja la deve ir quase um mes desde que isto se passou. Ando com falta de tempo, inspiracao, etc etc (cerebro fundido, lembram-se?), mas precisava mesmo mesmo de deixar isto aqui documentado.
Pois entao foi assim:

Estava o Thilan no banho a brincar com os 25000 animais de plastico, 3 baldes, 1 funil, 1 coador, 2 astronautas e 40 letras de espuma, quando resolvi escrever umas palavrinhas so para brincar com ele. Escrevi uma e perguntei:
- Thilan, sabes o que diz aqui?
Ele olhou para a palavra concentrado e respondeu:
- hmmm.... d-i-g.... dig!!!
Ficamos os dois a olhar um para o outro com ar incredulo. O rapaz tinha acertado com a palavra e nem eu nem ele estavamos a espera de tal coisa! Para dizer a verdade o ar surpreso dele era ainda maior do que o meu. Como quem diz: bolas, donde veio isto? O que e esta coisa que acabei de fazer??
De modo que, para tirar teimas, escrevi outra.
- e aqui filho? O que diz?
Ele:
- b-i-g... BIG!!!!!!!!!! - gritou, agora com um pouco mais de confianca e ja a achar-lhe piada.
eu, ainda sem querer crer, escrevi ainda outra.
Ele:
- d-o-g... DOG!!!! Mummy, write another one!
eu escrevi:
- c-a-t... CAT!!!!!! And another one mummy!
- b-a-d... BAD!!!! And another one, please!!!
- s-a-m.. SAM!
- j-a-m ... JAM!!!

Conclusao.... o rapaz ja sabe ler. Palavrinhas pequeninas de 3 letras. Le-as nos livros, em revistas, nas letras do frigorifico e no banho. Le quando pedimos e quando lhe apetece.

Ontem tentei uma, um bocadinho mais comprida:

- m-a-m-a............... Mama!!!

E pronto. Arranjem-me la uma babete das grandes se-faz-favor, que isto hoje esta complicado!

1 comment:

maribete said...

Mas é mesmo para pedir a babete! Este nosso rapazinho deixa-nos de boca aberta. Não é só o ler é ter aprendido o mecanismo da leitura sem ter sequer completado 3 anos! Não tarda nada está a ler os 20000livros que já tem, sozinho. Pode ser que não seja preciso ler-lhe as histórias para ir dormir! Sempre dava uma folguita aos pais.