Thursday, December 24, 2009
Natal no Porto
O rapaz está a dormir, pois não aguentou tanta excitação e alegria de estar rodeado de tios, avós e prima, de brincar com os gatos, de dar de comer aos peixes e mimo ao cão, e de tirar e pôr as bolas no pinheiro.
E nós estamos quase a ir para a mesa, passar mais um Natal como gosto...com eles e aqui :-)
Para todos os que nos visitam neste cantinho, desejo um Bom Natal. E como dizia aquele senhor da televisão... façam o favor de ser felizes.
Monday, December 21, 2009
Saturday, December 19, 2009
Sunday, December 13, 2009
ratinho
Tardou, mas chegou e parece que mais se vao seguir muito em breve. So espero que nao o facam sentir tao doentinho como o primeiro :-(
Friday, December 04, 2009
Meu amorzinho pequenino
E logo hoje, faltam-me as palavras para te dizer o quanto te amo e o quanto me orgulho de ser tua mae, meu docinho, meu bebe, meu amor.
Tem um dia feliz meu amorzinho pequenino. Se muito, muito feliz!
Thursday, December 03, 2009
Wednesday, December 02, 2009
Tuesday, December 01, 2009
Monday, November 30, 2009
Sunday, November 29, 2009
Friday, November 27, 2009
7 dias
Tuesday, November 17, 2009
Friday, November 06, 2009
Esta semana
Ele anda feliz, pois sente-se todo independente e crescido. Nos andamos de lagrimas nos olhos, pois o nosso bebe e cada vez menos bebe.
Thursday, October 29, 2009
Tagarelices
Cwock - clock (seja ele o relógio de cozinha, ou o de pulso, o rapaz ja percebeu que é tudo a mesma coisa)
DuCK (assim perfeitinho e bem carregadinho no ck)
Hótó - hotdog (esta só disse uma ou 2 vezes em relação a um cãozinho cheio de calor (daí o hotdog) de um dos seus livros preferidos)
Em português:
Nacá - anda cá (usado quando nos quer chamar ou quer alguma coisa como a chupeta. É normalmente acompanhado de uma palmadinha no chão para sabermos onde é cá)
Gada - obrigada
Qui - Aqui ( a pedir à avó para pôr o vaso com a plantinha bonita outra vez em cima da mesa baixinha, para ele poder continuar a arrancar-lhe as folhas)
Cá-um - Cão (adora o Fuinha e chama o cá-um 1000 vezes ao dia. O amor é retribuido e, se o deixassem, o cão lambia-o dos pés à cabeça)
Gaco - Gato (corre e gatinha a toda a velocidade atrás dos gatos da casa dos avós, para depois lhes puxar o rabo e lhes dar valentes sapatadas - neste caso o amor NÃO é retribuido!)
Aga - água
Misturadas:
Enquanto viamos os patinhos a nadar no lago perto de casa: DuCK... nacá! (Thilan, o verdadeiro bilingue :-))
Wednesday, October 14, 2009
Monday, October 12, 2009
Tuesday, October 06, 2009
Thursday, October 01, 2009
Finalmente aqui estao elas :-) - parte 1
Tuesday, September 29, 2009
Tanto para contar
1 - O pãozinho já anda! Oficialmente, começou a andar há uma semana no sabado dia 19 de Setembro, tinha 9 meses e meio. Começou com 5 ou 6 passitos atrapalhados, acompanhados de muitas gargalhadas e ja vai na dezena (ainda acompanhados de muitas gargalhadas). Primeiro fica em pé muito quieto, com um sorriso de orelha a orelha, a ganhar equilibrio e depois lá segue em frente à estilo "zombie", com os bracitos esticados para a frente e as pernitas muito direitas. E uma ternura, mas tambem uma boa fonte de entretenimento!
2 - Finalmente mudamo-nos para a casa nova. Já lá passamos o fim de semana. Ainda há 10000000 caixas amontoadas, armarios por montar, alcatifas para arrancar, casas de banho por renovar, paredes por pintar, etc etc... mas é a nossa casa e sabe mesmo mesmo bem!!!
3 - Quem me conhece bem, sabe bem desta minha fobia. Tenho várias (infelizmente), mas esta sempre atrapalhou um bocadinho, a mim, à minha familia e aos meus amigos que há anos que têm de fazer de servico taxi, sempre que vou ao Porto. Eu tirei a carta aos 18 anos, sem problemas, mas nunca gostei muito daquilo. Lembro-me que quando passei o exame de condução a unica coisa que me passou pela cabeca foi: "Boa, já está! Nunca mais tenho de conduzir na vida!!!"E claro, com este tipo de atitude, a falta de experiencia e o ligeiro medo do inicio foram-se transformando numa FOBIA em letra maiuscula e deixei mesmo de conduzir há já uns bons anos.
Mas a vida tem destas coisas, e no ano passado lá chegou um rapazito de olhos escuros e sorriso doce, que vai depender da mãe para o levar ao futebol, ao raguebi, à musica, a casa da namorada e sei lá a que mais, e que não tem culpa da azelhice da mãe que lhe saiu na rifa. De modo que no domingo lá me enchi de coragem e enfrentei este medo absurdo de frente.
Chama-se Jazz e é mais ou menos assim:
Ja andou a passear e até ja foi connosco às compras!! YES!
Friday, September 18, 2009
depois de 5 meses...
Friday, September 11, 2009
Tenho de apontar aqui...
antes que me esqueça.
Os 9 meses parecem ser altura de grandes reviravoltas. Não no gatinhar, pois já o faz há umas semanas; não no andar, pois já caminha desajeitadamente, agarrado às nossas mãos, armários, sofás, etc.. desde os 7 meses (e até já deu uns passitos hesitantes sozinhinho!). Não no dormir, pois dorme seguidinho das 8 às 6 (nem mais nem menos!!) desde os 6 meses....
...Mas no comer!
O Thilan sempre comeu bem, desde sempre. Quando começou as papinhas adorou practicamente tudo o que lhe demos (desde as papas de arroz à aveia, desde a papaia à couve-flor) e a partir daí, reagiu sempre com entusiasmo a qualquer comida nova que lhe apresentamos (aparte o facto de ser alérgico ao leite e ao glúten, mas adiante..). Come pimentos, brócolo, pepino e lentilhas. Gosta de milho, ervilhas, salmão e borrego. E adora pão (gluten-free) com manteiga. O unico problema é que até agora se recusava a pegar na comida com a mão dele e mete-la à boca. Fazia-lhe espécie! Tipo: "olha o nojo tar aqui a comer com a minha mão!! Não é para isso que a minha mãe cá está?". E ficava ali, sentadinho, de braços abertos repousados nos braços da cadeira (qual reizinho menino, a contemplar o seu dominio) a olhar para nós com ar de gozo/incredulidade sem nunca tocar no que quer que lhe pusessemos à frente. As únicas vezes em que se dignava a pegar nos pedaços de pão/fruta/biscoito pousados no tabuleiro eram para, muito cuidadosamente, os deitar ao chão num ritual pensado e hilariante (tipo: "ai o que são estas coisas aqui à minha frente? Deixa-me mas é deita-las fora, uma-de-cada-vez, pois não gosto nada de ver isto aqui! Ó mãe, dá-me lá mais uma colherada dessa frutinha boa que aí tens!")
Pronto. E nós tentavamos, com cantiguinhas, com exemplos - "olha a mamã, Thilan vês? Ela gosta muito destas bolachinhas de arroz apetitosas e peganhentas, sem açucar, aditivos, corantes ou conservantes e cobertas de sumo de maçã! Yum yum, vês, filho? Vá lá, pega lá tu com a tua mãozinha!"- e com subornos - "Se pegares neste bocadinho de pão, deixo-te atirar o resto ao chão, como tu tanto gostas!"-, mas sempre sem sucesso...
Até que um dia desta semana, lá se fez luz na cabecinha do meu rapaz. Tinha eu (pela 1000000sima vez) partido uma das ditas bolachas (que por sinal ele gosta muito, desde que a mãe lhas dê à boca) em bocaditos e deixado numa caixinha em frente a ele, como quem nao quer a coisa, quando ele se decidiu, e, como se o tivesse feito toda a vida, pegou num dos bocados e meteu-o à boca. Depois olhou para mim de boca cheia e sorriso radiante, e bateu palmas a si próprio, claramente orgulhoso do seu feito.
Agora nos ultimos dias, tem sido um recuperar do tempo perdido, a experimentar todo o tipo de comidinhas pela mão dele. As preferidas (até ver) são milhos pequeninos cozidos, pão com manteiga e, claro, bolachas de arroz.
Friday, September 04, 2009
O pãozinho faz hoje 9 meses...
Ai, Ai! Vai ser bonito, vai!!!
adenda: é bom acrescentar que nunca nenhum de nós lhe mostrou como se subia as escadas ou o incentivou a fazê-lo. Parece que ele simplesmente se decidiu a mostrar-nos mais uma das suas proezas (e, consequentemente, deixar-nos lividos de medo, claro está!)