Tuesday, January 19, 2010

13 meses, 2 dentes e muita letra

Não é para me gabar. Não é mesmo. Sei que não é mais nem menos que os outros miudos da mesma idade. Mas fico estarrecida com a capacidade "esponja" deste ser ainda tão pequenino.

Além das palavrinhas mencionadas aqui e aqui, já tem um reportório mais vasto. Estas são algumas das que me lembro agora, mas há mais (quando me lembrar adiciono).

Mamã - com ar de muito mimo
Da-ddddyyyy - com are de completa adoração
Keckle (kettle) - tudo o que faça vapor é uma keckle
key
tea - sempre que que nos vê a beber o que quer que seja d'uma caneca
car - com um sotaque super-britânico, ou seja sem o r do fim
goat
tishhhhhh (stitch) - a quem da sempre um grande mimo que dura cerca de 30 segundos, quando o vê pela primeira vez. Claro que logo em seguida o atira para o chão, para bem longe, com um ar de desprezo que só visto (tenho pena das miudas que lhe parem nas mãos)
sssfffffock (sock (??))
Cawn (clown)
Bear
Book (mas tb sabe o que e um livro)
bock (box)
caissa (caixa)
queico (queijo)
papa

Repete connosco: pa, pe, pi, po, pu e ba, be, bi, bo, bu (se bem que já esta farto de repetir o que dizemos, de forma que se adianta. Se dizemos ba, ele diz be; se dizemos bi ele diz bo, etc)

Reconhece o O, o M e o S em livros e afins

À refeição e de manhã quando acorda pede um book. E sabe sempre qual quer. Nós é que não. De modo que temos de lhos mostrar 1 a 1, enquanto ele abana o dedo e diz na-na-na, até chegarmos ao desejado e termos o sorriso aprovador.

Conhece bem uma serie de canções (e faz os gestos correspondentes quando as ouve, normalmente um bocadinho antes do tempo, para mostrar que sabe o que vem em seguida) : incy-wincy spider, row-row-row your boat, the grand old duke of york, pop goes the weasel, twinkle twinkle little star, wind the bobbin up, doidas doidas doidas andam as galinhas, tenho uma vaca leiteira, era uma vez um cavalo, o nosso galo é bom cantor, os três palhacinhos, a loja do mestre André, etc...

Reconhece os animais da quinta e imita os sons que fazem. Sabe onde está a cow e a vaca (e ambas fazem mmmmmmmm), o cavalo e o horse (e ambos fazem t-t-t-t), a galinha e a chicken (fazem bucka, bucka...) o galo (faz có-có-có), a ovelha e a sheep, o gato e o cat, o cão e o dog, o turkey, a fox, a owl o scarecrow (tb confundido com o snowman).

E vai tentando, à sua moda repetir tudo o que dizemos. Por vezes sai-se bem, outras nem por isso, mas delicio-me com as tentativas. Adoro, adoro adoro esta fase!

-----------------------------------------
adenda
lembrei-me de mais:

oiá!!! (olá) - dito assim, cheio de entusiasmo e com um sorriso aberto, de manhã quando o pai o traz para a minha beira na cama ou quando vem ter comigo a cozinha enquanto faço o jantar. De derreter qualquer coração.
Brrrrrr (frio) - a apontar lá para fora
Ha-ha-ha (quente) - a apontar para tudo o que lhe disseram que e quente e pode magoar: aquecedores, forno, fogão e chaleira

2 comments:

Anonymous said...

listen...you need to start an english blog...or get niss to write again.
my portugese is indeed improving but english would be so much easier!!!

Love

Alena

maribete said...

Mas o meu neto é mesmo um tagarela!... sai à mãe e à avó(que fala pelos cotovelos). Só que é bem melhor que a avó, já fala inglês!
Mas é tão giro ver como ele aprende e repete. O problema é que já sabe o que quer. O rapazinho já tem personalidade! está um amor. Até diz olá à avó ao telefone!