Monday, December 05, 2011

3 anitos

O paozinho fez ontem 3 anitos.




Monday, October 17, 2011

Nao me lembro bem (vergonha), mas ja la deve ir quase um mes desde que isto se passou. Ando com falta de tempo, inspiracao, etc etc (cerebro fundido, lembram-se?), mas precisava mesmo mesmo de deixar isto aqui documentado.
Pois entao foi assim:

Estava o Thilan no banho a brincar com os 25000 animais de plastico, 3 baldes, 1 funil, 1 coador, 2 astronautas e 40 letras de espuma, quando resolvi escrever umas palavrinhas so para brincar com ele. Escrevi uma e perguntei:
- Thilan, sabes o que diz aqui?
Ele olhou para a palavra concentrado e respondeu:
- hmmm.... d-i-g.... dig!!!
Ficamos os dois a olhar um para o outro com ar incredulo. O rapaz tinha acertado com a palavra e nem eu nem ele estavamos a espera de tal coisa! Para dizer a verdade o ar surpreso dele era ainda maior do que o meu. Como quem diz: bolas, donde veio isto? O que e esta coisa que acabei de fazer??
De modo que, para tirar teimas, escrevi outra.
- e aqui filho? O que diz?
Ele:
- b-i-g... BIG!!!!!!!!!! - gritou, agora com um pouco mais de confianca e ja a achar-lhe piada.
eu, ainda sem querer crer, escrevi ainda outra.
Ele:
- d-o-g... DOG!!!! Mummy, write another one!
eu escrevi:
- c-a-t... CAT!!!!!! And another one mummy!
- b-a-d... BAD!!!! And another one, please!!!
- s-a-m.. SAM!
- j-a-m ... JAM!!!

Conclusao.... o rapaz ja sabe ler. Palavrinhas pequeninas de 3 letras. Le-as nos livros, em revistas, nas letras do frigorifico e no banho. Le quando pedimos e quando lhe apetece.

Ontem tentei uma, um bocadinho mais comprida:

- m-a-m-a............... Mama!!!

E pronto. Arranjem-me la uma babete das grandes se-faz-favor, que isto hoje esta complicado!

Sunday, September 04, 2011

Lollibop - a fun day out with mummy, daddy and grandma!

Little Kickers






Playing in the HUGE sandpit


My first go at mini-golf







having fun with grandma




wating is boring!!

boucy bouncy



yummy!!





Little kickers - again!







with my mummy! :-)


Thursday, September 01, 2011

Luz

Ando com o cerebro fundido (FUNDIDO, leia-se bem. Que eu nao digo palavroes!!). Fundido. Apagadinho, apagadinho...

Queria escrever aqui umas coisitas do meu miudo. Queria dizer que esta cada vez mais espertinho, girinho, teimosinho e, muitas vezes, chatinho. Queria dizer que ele me fascina todos os dias com a rapidez com que cresce e se desenvolve.

Queria contar que ele fala pelos cotovelos sobre tudo o que lhe vem a cabeca. Ja temos conversas de gente grande sobre carros do lixo e comboios (mummy, there are fast trains and slow trains. The Virgin trains are red and fast. The slow trains go to Watford Junction!!). Sobre rosmaninho e alfazema (ele explica-me muito cuidadosamente que um é para comer mas o outro é só para cheirar bem). Sobre instrumentos musicais (agora decidiu que quer aprender a tocar oboé. Oboé????? Mas onde é que o raio do miudo foi buscar tal idea? Eu nem sei qual deles é o oboé!!!). Sobre idades e datas de aniversarios (mummy I am 2 and a half and you are much, much older! (obrigada lindo!)). Sobre os amigos que o deixaram (mummy... Ben, Monique and Melanie went on a plane to Canada! They are not coming back and I will never ever see them again.... unless it's on skype!). Sobre o universo (Mummy, did you know? We live on earth! We do not live in Jupiter or Mars or Neptune... I think I would like to live on Neptune!). Sobre muito, muito mais...

Queria dizer que lhe acho piada quando o deixo na avó de manhã e ele se despede com um: mummy, don't forget about me, and do you need anything from the shops? E que me enternece quando o deito na cama à noite e ele me diz: Mamã, dome bem! Boa note! Ate amanhia!  

Mas ando com o cerebro fundido, fundidinho e não me sai nada de jeito. De modo que me vou sentar aqui quietinha e caladinha, e assim que se fizer luz aviso, ok?



Monday, July 11, 2011

Em boa companhia

- I love you mummy!!
- Ahh, do you baby?
- Yes, I love you, daddy and apple crumble with custard!

:-)

Wednesday, June 29, 2011

Aula de portugues

Thilan, o que e isto:
- Uma ovelha
E isto?
- Um cao
E isto?
- Uma vaca
E isto?
- Um cavalo
E isto?
- Lion!!!!
Em portugues?
- Um lion!!!!!!!!
;-)

Monday, June 20, 2011

Há alturas em que o nosso orgulho de ser pais é tão completo, tão absoluto, tão avassalador que palavras não chegam para descrever o que vai cá por dentro...

Hoje tivemos um dia desses: O nosso rapazito, pela primeira vez (bom, primeira vez desde que ganhou aversão à coisa, tinha cerca de 8 meses), fez um cócó na sanita!

Foi no infantário com a educadora. Quando cheguei para o ir buscar, tinha o ar radiante de quem alcançou, com esforço, uma meta quase inatingivel e um autocolante ao peito a descrever o feito. As educadoras repetiam o acontecimento vezes sem fim, ele olhava para mim com um sorriso doce e confiante e eu... bom, eu não dizia nada para ver se não me desfazia numa choradeira parva. No caminho dei-lhe 1000 beijos e abraços e disse-lhe o quanto me orgulhava dele.

Em casa, o pai ficou quase sem palavras tantas eram as lágrimas a marejarem-lhe os olhos.

Mais uma fase ultrapassada, mais um sinal que o nosso rapazinho esta a crescer.... e mais uma prova que esta coisa de ser pai/mãe nos deixa uns corações moles. Onde já se viu tanta choradeira por uma merdinha destas?? :-))))

Monday, June 13, 2011

Aos 2 anos e meio....

-Daddy, do we have internet upstairs?
-We do Thilan. But do you know what the internet is?
- It's what makes Google work!!!

Thursday, April 14, 2011

Monday, April 04, 2011

Menino do contra

Sabe que não lhe damos bolachas sempre que pede. E como tal, veio todo meiguinho:
-Mummy, can I have half a biscuit? Only half a biscuit, please!
E eu, que me estava a sentir generosa, respondi (à espera de um beijo e mimo cheios de gratidão):
- Ok Thilan, toma lá uma bolacha inteirinha.
Ele, aos berros enfurecido:
- No, mummy!!!! Not a whole biscuit! I WANT HALF A BISCUIT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

------

Eu, a tentar convencê-lo a almoçar rapidinho e sem birras, para irmos passear com a avó até ao Hamleys:
- Vamos lá, Thilan toca a comer tudo, pois a seguir vamos a uma loja de brinquedos muito grande!
Ele, aos berros enfurecido:
- No, mummy, I don't want to go to a big shop, I want to go to a small shop!!!!!

-------------

Eu a ver se o distraia, para que continuasse a comer sem grandes atribulações, no restaurante:
- Olha, Thilan temos aqui uns lapis de cor, vamos desenhar um sol?
Ele, aos berros enfurecido:
No, mummy, I want to draw the moon!!!!!

-----------------------

No 'red nose day' pediram-me permissão no infantário para lhe pintar o nariz de vermelho e tirar uma fotografia. Eu acedi. Quando o fui buscar ao fim da tarde, reparei que todos os meninos tinham o narizito pintado de vermelho, excepto (adivinhem lá!) o meu, claro.
Quando perguntei à educadora, ela respondeu que ele não se mostrou muito receptivo à idea (termo usado para sugerir que o miudo fez birra e não deixou que ninguem lhe tocasse!). Quando lhe perguntei a ele se não queria o nariz pintado de vermelho, respondeu, enfurecido:
- No! All the boys and girls painted their noses, but I didn't!!!

--------------------------------------------

A primeira resposta a qualquer que seja a pergunta é sempre um NO, convicto e definitivo.

Recusa-se TODOS os dias a lavar os dentes. Embora saiba muito bem que os vai lavar quer berre, quer nao berre.

Não nos deixa cortar-lhe o cabelo. A ultima vez que o levamos ao cabeleireiro/barbeiro, o berreiro foi tanto que tivemos de vir embora sem o cortar. Teve de ser o pai a corta-lo em casa, com ele quase amarrado à cadeira e lavado em lagrimas.

Diz sempre que não gosta da comida (se lhe damos algo um pouco diferente), mesmo sem provar. Embora muitas vezes acabe por gostar e comer tudo ate ao fim.

Nunca quer ir à piscina (embora adore lá estar), nunca quer ir ao ginasio (embora adore quando lá chega), nunca quer falar com os avós ao telefone (embora passe a vida a perguntar quando é que os vai ver).

é um menino do contra, pronto! E eu descobri em mim paciencia que nunca julguei ter!

Sunday, February 13, 2011

This morning...

... he came into our bed, gave us a hug and kiss each and said:
- Mummy and daddy, you are my best friends!
:-)

Tuesday, February 08, 2011

I-n-g-l-e-s-i-s-s-e-s

Os Ingleses têm uma mania que me irrita de sobremaneira. Irrita-me, irrita-me, irrita-me, pronto! Estão bem a ver o grau de irritação? Pois, é isso mesmo!

Então é assim... quando querem dizer alguma coisa em frente a uma criança pequena, mas não querem que ela entenda para evitar birras desnecessárias (tipo - quererem uma bolacha, mesmo antes do jantar, só porque ouviram a palavra bolacha), eles não sussuram, não murmuram, não esperam que a criança se ausente, ó não!!!
Os ingleses s-o-l-e-t-r-a-m!! SOLETRAM! A ideia é a seguinte: como as criaturinhas ainda não sabem soletrar, mas nós crescidos somos uns verdadeiros áses da letra, eles ficam impávidos e serenos, e nós percebemos imediatamente que o nosso cônjuge nos está a informar que o puto f-e-z c-ó-c-ó n-o c-h-ã-o d-a s-a-l-a, e vamos a correr limpar aquilo tudo, antes que o rebento se lembre de lá ir fazer pior!

Até aqui está tudo muito bem... o problema é que (tenho de admitir - ó vergonha!) eu não sei soletrar em inglês. Não sei, pronto. Não consigo, pá, não me sai!!!
Se estamos no supermercado e quero perguntar ao pai se ele quer gelado de chocolate, mas quero evitar gritos do mais pequeno, pergunto: "shall I get some c-h-o-c..... e a partir daqui faço semelhante salsalhada com as vogais e consoantes, que o marido pensa que vou comprar uma santola recheada e fica na duvida se estarei ou não a ficar demente!

É deveras complicado, mas o problema não se fica só por aqui.... também não percebo nada se me falam a s-o-l-e-t-r-a-r! Se me dizem palavras simples como m-i-l-k ou g-r-a-p-e-s, eu fico com ar completamente aparvalhado, sem perceber patavina, como se tivesse 6 anos e me tivessem soletrado o-r-n-i-t-o-r-r-i-n-c-o ou s-a-l-a-m-a-l-e-q-u-e.

E o caso toma proporções realmente catastróficas, quando a minha sogra me descreve as actividades do dia do pequenote. Às vezes a conversa vai mais ou menos assim:
- Thilan went for a ride on his b-i-c-y-c-l-e. He then ate a b-i-s-c-u-i-t, drank some j-u-i-c-e and played in the p-a-r-k.....

E eu? Eu nada, népias, rien!! Se viessem ter comigo e dissessem:

- O que a tua sogra quis dizer, ó patega, é que o teu filho fez a mala, saiu de casa, deu um chuto no gato da vizinha, apanhou um taxi, foi jogar cartas para o casino mais próximo e comprou um maço de tabaco, mas saiu sem pagar! - eu acreditava.... E ainda ia lá pagar os cigarros ao homem, pois não gosto de ficar a dever nada a ninguém!

i-n-t-e-l-i-g-e-n-t-i-s-s-i-m-a!!!

Tuesday, February 01, 2011

As 6 da manhã...

...quando acorda, vem para a nossa cama um bocadinho contar-nos o que lhe vai na cabeça (que para aquela hora da madrugada, é muita, mesmo muita coisa!!).
Conta-nos: "I slept very well, mummy!, did you sleep well? Wake up mummy, wake up!". Diz-nos "I wove you mummy, I wove you daddy"e dá-nos beijos repenicados "on both faces" sempre seguidos de abracinhos e risadas. Salta, pula, dá cambalhotas e tenta convencer-nos a fazer o mesmo: "It's your turn daddy!". Faz-nos cócegas, conta-nos as histórias dos livros que se lembra de cor e diz-nos o que quer comer ao jantar.

São momentos breves, mas muito felizes, mesmo antes do corre-corre da manhã e da birra diária por não querer lavar os dentes. São momentos em que os tenho aos dois para mim. Só para mim. E em que tudo faz sentido nesta minha vida, por vezes tão desprovida de lógica.

É cedo, estou cansada e muito, muito rabujenta... mas não trocava estes minutos por todo o sono do mundo!!